45º Congresso

REGULAMENTO COMUNICAÇÕES LIVRES

[Regulamento científico]

A Associação Portuguesa de Técnicos de Natação convida todos os interessados a apresentar uma comunicação livre no 45º Congresso Técnico-Científico a decorrer em Leiria nos dias 15 e 16 de outubro de 2022. As propostas deverão ser trabalhos originais (não previamente publicados ou submetidos a publicação) ou propostas metodológicas no âmbito da natação e das atividades aquáticas. Os trabalhos deverão ser submetidos em formato de resumo e enquadrados numa das seguintes áreas temáticas: (i) treino desportivo e performance; (ii) ensino da natação e suas vertentes; (iii) fitness e terapia aquática; (iv) direção técnica e gestão de piscinas.

As propostas deverão ser escritas recorrendo ao Microsoft Word numa versão não anterior a 97/03, em formato A4, com 2.5 cm de margens, fonte Arial tamanho 11, espaçamento duplo e não excedendo a extensão de duas páginas. O(s) nome(s) do(s) autor(es), sem graus académicos, devem ser apresentados separados por vírgulas. As afiliações institucionais poderão estar em formato numérico junto ao apelido, mas deverão ter correspondência no seguimento da folha com fonte tamanho 8. As referências bibliográficas (a existir) serão no máximo três. A versão finalizada dos trabalhos deverá ser enviada em formato *.docx para o endereço de correio eletrónico geral@aptn.pt até 31 de julho de 2022. Poderão visualizar um exemplo da estruturação do resumo no anexo ao presente regulamento. No momento da submissão deverá ser comunicada a área temática na qual se enquadra o trabalho. Cada autor poderá apresentar no máximo duas comunicações (não sendo obrigatório que este seja o 1º autor). Não existe limite no número de propostas para comunicação oral em formato de coautoria.

Após finalizado o período de submissões todos trabalhos terão revisão por pares. Os autores serão informados sobre o estado da submissão (aceite, revisões requeridas ou rejeitado) até ao dia 09 e setembro de 2022. Em caso de aceitação do resumo, este deverá ser apresentado sob o formato de comunicação oral, tendo, para tal, 10 min para a sua apresentação, seguindo-se a respetiva discussão. Consoante o número de trabalhos submetidos, a APTN poderá direcionar o resumo para exposição em formato poster. Todas as comunicações orais serão sujeitas a um processo de avaliação assente na originalidade, rigor científico, precisão na interpretação dos resultados e gestão temporal da comunicação. Um certificado de mérito científico será atribuído às três melhores comunicações dentro de cada tópico de submissão.

Todos os resumos aceites serão publicados posteriormente num número especial na revista Motricidade (http://revistas.rcaap.pt/motricidade) com indexação Scopus. Por cada trabalho aceite para comunicação oral, será ainda atribuído um voucher de desconto de 50% sobre o investimento no congresso (a atribuir ao orador).

DATAS IMPORTANTES

  • 31 de julho de 2022 – Data limite para submissão de resumos para comunicação oral livre;
  • 09 de setembro de 2022 – os autores serão informados sobre o estado (aceite, revisões requeridas, rejeitado).
  • 30 de setembro de 2022 – data limite para investimento a custo reduzido na participação presencial e online.

(alterações a estas datas serão divulgadas oportunamente)