Ao longo das últimas décadas, a Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) tem afirmado um compromisso inabalável com o desenvolvimento profissional dos treinadores, professores e técnicos da área aquática. Mais do que acompanhar a evolução da modalidade, a APTN tem procurado antecipá-la, promovendo espaços de encontro, reflexão crítica e valorização técnica. É com esse espírito de missão que, desde 1977, realiza anualmente um congresso técnico-científico que se tornou um marco incontornável no calendário do desporto nacional.
Nesta 48.ª edição, acolhe-nos pela terceira vez a cidade de Rio Maior, sede da APTN e símbolo maior do desporto nacional. A Câmara Municipal de Rio Maior é co-promotora desta edição, reforçando a parceria com a Escola Superior de Desporto e o Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, onde decorrerá o congresso. Contamos ainda com o apoio institucional de várias entidades do sistema desportivo, científico e tecnológico nacional, bem como com o Alto Patrocínio da Secretaria de Estado do Desporto. Tal como em anos anteriores, é com entusiasmo que contamos também com a presença e o envolvimento do setor empresarial, cuja participação é essencial para a promoção da inovação.
O programa científico mantém a aposta numa oferta eclética e intensiva, condensada em dia e meio de trabalho. Não seguimos um tema único, mas privilegiamos tópicos pertinentes e diretamente úteis à prática profissional da maioria dos técnicos das disciplinas aquáticas. Serão 22 sessões com quase meia centena de convidados nacionais e internacionais, entre oradores e moderadores, distribuídas por mesas redondas, conferências e workshops. Destacam-se, desde já, sete convidados internacionais de referência em áreas diversas. A habitual sessão de comunicações orais livres, com trabalhos científicos maioritariamente oriundos de instituições de ensino superior nacionais, reforça a ligação entre a investigação e a prática. Será também apresentado o livro “Estudos em Natação – Parte II: partidas, viragens e estafetas”.
Este ambiente corporativo é também o palco ideal para reconhecer o mérito. Na noite de sábado, 25 de outubro, a APTN distinguirá os treinadores que mais se destacaram na época desportiva 2024/2025, assinalará o culminar de uma carreira técnica e, pela primeira vez, atribuirá o Prémio APTN Ética – um novo reconhecimento que valoriza a integridade e os valores no exercício da profissão.
Precisamos de todos na APTN e aguardamos por si em Rio Maior.
Aldo Matos da Costa
(Presidente da APTN)